UFRN pode ganhar linha de trem com projeto da CBTU
24/05/2023 - Saiba Mais
Por Mirella Lopes
Divulgação CBTU
Um estudo realizado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e levado a Brasília pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), foi entregue nesta terça (23) ao secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia. A proposta é de modernização e integração dos trens e ônibus de Natal e região metropolitana, além da criação de uma linha para passar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
“O direito ao transporte moderno e de qualidade é fundamental para garantir outros direitos, como o direito da classe trabalhadora de ter meios alternativos para ir ao trabalho, o dos estudantes de irem às aulas e também o próprio direito à cidade e lazer. O povo natalense, sobretudo da Zona Norte, região mais populosa, tem sofrido com o descaso e péssima estrutura dos transportes e não pode mais esperar”, comentou Natália Bonavides durante o encontro em Brasília.
Na semana passada, a parlamentar já havia se reunido em Natal com o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos no Rio Grande do Norte, João Maria Cavalcanti. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) dispõe de um projeto que melhora as condições das ferrovias do estado e integra os trens com as outras modalidades de transporte.
“Os trens urbanos podem ser uma opção para toda Natal, inclusive, para a população que hoje sofre com as obras na Felizardo Moura, que trava todo o trânsito na região. A Zona Norte da nossa capital está esquecida em vários aspectos pela prefeitura e o transporte público é um deles”, criticou a deputada.
Segundo o projeto, a ampliação das ferrovias vai permitir, por exemplo, que pessoas de diferentes municípios da Grande Natal, e de diferentes bairros da capital, cheguem até a UFRN de trem gastando uma só passagem. A preocupação é de, também, diminuir o tempo de espera dos passageiros pelo transporte.
Participaram da reunião o deputado federal Fernando Mineiro (PT-RN); o diretor do Departamento de Regulação da Mobilidade e Trânsito Urbano, Marcos Daniel; o gerente de administração da CBTU Natal, Flávio cordeiro; e o superintende da CBTU no RN, João Maria Cavalcanti.
Atualização às13h38
O estudo foi realizado pela CBTU e não pela deputada Natália Bonavides, como dissemos anteriormente.
Mudança
Esta semana, as linhas de trem passaram a ter uma nova grade de horários:
Nova grade das linhas de trem
A novela…Ponto de ônibus na avenida Senador Salgado Filho. Foto Mirella Lopes.
As pessoas que dependem do transporte público em Natal enfrentam uma novela sem fim. Desde a pandemia da covid-19, os empresários de ônibus que operam em Natal e região metropolitana realizaram alterações nas linhas e até retiraram algumas de circulação sob o argumento de prejuízos financeiros por causa da baixa demanda de passageiros.
Na pandemia foram retiradas as linhas: 01A, 01B, 12-14, 13, 18, 20, 23-69, 30A, 31A, 34, 41B, 44, 48, 57, 65, 66, 81, 587, 588 e 592. Em março do ano passado foi a vez da: 68 (Alvorada – Parque das Dunas), 33B (Planalto – Lagoa Seca), 76 (Felipe Camarão – Parque das Dunas) e 593 (Circular Residencial Redinha). Em maio de 2022, mais duas foram devolvidas: N-17 (Gramoré/Petrópolis) e O-19 (Rodoviária/Ribeira). Já em abril deste ano, o Sindicato das Empresas de Ônibus (Seturn) tentou tirar quatro linhas do bairro das Rocas (46, 51, 52, 54 e 56), o que só foi evitado devido as manifestações dos moradores. Além disso, foi alterado o percurso das linhas 37, 105, 51 e 52, que deixaram de passar por alguns bairros. No caso do 51, 52 e 105, operadas pela Via Sul, as linhas saíram da 1° Etapa do Conjunto Pirangi e passaram para o terminal do Serrambi, seguindo um novo itinerário.
A Prefeitura de Natal fez primeira tentativa de elaborar um edital de licitação do transporte público da capital em 2013. Já em 2015, o projeto foi enviado à Câmara Municipal de Natal com 140 emendas. Mas, por causa de decisões judiciais, o projeto foi modificado em 2016 e, em 2017, duas concorrências foram lançadas nos meses de janeiro e abril, mas deram desertas pela falta de interesse das empresas em atender às exigências feitas à época, que previam a introdução de veículos novos com melhorias como piso baixo, câmbio automático, motor central ou traseiro e ar-condicionado.
Recentemente, no dia 11 de maio, os vereadores da Câmara Municipal aprovaram, em regime de urgência, a mensagem nº 47, enviada pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), para substituir as regras anteriores (Leis Complementares 149/ 2015, 153/ 2015 e 179/ 2019) que deveriam ser cumpridas pelas empresas de ônibus de Natal que quisessem concorrer à licitação do transporte público da capital potiguar.
Pela nova proposta, aprovada pela maioria de 21 vereadores, não há mais exigências para garantir mais conforto ao usuário, como a colocação de piso baixo, motor traseiro e ar-condicionado, que estavam previstos anteriormente.
Também nesse mês de maio o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), afirmou que a tarifa de ônibus que, atualmente, é de R$ 3,90 (no cartão) e R$ 4 (em dinheiro), vai passar por um “reajuste importante”.
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