Histórico
Em 2 de março de 2012, na gestão do prefeito Veneziano Vital do Rêgo, o Banco do Nordeste aprovou o projeto para financiamento do VLT de Campina Grande, a ser implantado na linha da Transnordestina/CFN desativada desde 2011.
Em março de 2012, uma equipe de 20 homens da Secretária de Serviços Urbanos e Meio Ambiente iniciou o serviço de limpeza a capinagem da linha, no bairro de Araxá. Após a limpeza foi iniciado o serviço de levantamento topográfico. O projeto no entanto, não teve continuidade.
Retomada do projeto
Em 10 de dezembro de 2024, foi assinado o termo de cessão de 4,8 km de linha férrea no perímetro urbano de Campina Grande para a implantação do VLT. O governo federal reservou 7,8 milhões de reais para a elaboração do projeto executivo. O projeto, orçado em 170 milhões, previa a implantação de 15,5 km de linha com 10 estações, sendo 100 milhões destinados pelo governo federal e o restante com recursos do município.
Foto Márcio Ferreira
Em 11 de julho de 2025, foi assinada a ordem de serviço para o início da construção do VLT de Campina Grande, em cerimônia na sede da Federação das Indústrias da Paraíba, com a presença do ministro dos transportes, Renan Filho.
Divulgação da Prefeitura em julho de 2025
Para ampliar clique na imagem
Plano do VLT de Campina Grande em julho de 2025
que representa do caminho de Deus
Em 7 de agosto de 2025, a Agência Nacional de Transportes Terrestres autorizou a desativação do trecho ferroviário inoperante de 16,3 km de extensão, sob concessão da Ferrovia Transnordestina Logística S.A, para implantação do VLT.
Obras do VLT no complexo Aluízio Campos em outubro de 2025
Em outubro de 2025, foi iniciado o serviço de coleta de dados socioeconômicos para elaboração do projeto executivo do VLT.
REFERÊNCIAS:
Projeto VLT: Campina Grande inicia estudos topográficos para implantação do metrô. Paraíba.com.br. 02 abril 2012.
Promessa de Romero, VLT de Campina sai do papel com Veneziano. Sony Lacerda. 07 dezembro 2024.
Saiba mais detalhes sobre o projeto de implantação do VLT em Campina Grande. Portal Correio. 10 dezembro 2024.
Ministério dos Transportes destina trecho inativo da Transnordestina para a construção do VLT em Campina Grande (PB). Ministérios dos Transportes. 12 dezembro 2024.
Prefeitura de Campina Grande e Ministério dos Transportes detalham como será a operação do VLT na cidade. Prefeitura de Campina Grande.14 julho 2025.

Comentários
Postar um comentário