Campinas


Histórico

Em 23 de novembro de 1990, foi iniciada a operação assistida primeiro trecho do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), com 2,1 km de extensão, no trecho entre as estações de Barão de Itapura e Aurélia, funcionando das 10h às 14h. 

O projeto previa a implantação de 23 Km de novos trilhos para o VLT aproveitando o leito de linhas férreas desativadas, devendo transportar diariamente 10 mil passageiros.

Em 1993, o sistema contava com uma linha de 7,9 Km de extensão, 8 estações e frota de 3 trens, totalizando 6 carros, transportando nesse ano 1,46 milhões de passageiros. 

O VLT transportava diariamente 4,45 mil passageiros, com intervalos de 492 segundos no horário de pico da manhã, 258 segundos no entre-pico e 359 no pico da tarde. 


Revista Ferroviária, Novembro 1993
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O sistema foi desativado em fevereiro de 1995, por transportar poucos passageiros, sendo considerado antieconômico.

Planos

Em 30 de setembro de 2023, o  secretário de Parcerias em Investimentos do estado de São Paulo, Rafael Benini, apresentou numa entrevista os planos de implantação de novos sistemas de trens urbanos no interior do estado, a saber:

Campinas - Hortolândia - Sumaré
Bauru 
Sorocaba - Alumínio

Em janeiro de 2025, o governo do estado anunciou a contratação de uma empresa de consultoria para realizar os estudos de viabilidade do VLT na região metropolitana de Campinas. O estudo deveria ser entregue em 2026.


REFERÊNCIAS:

Anuário ANTP dos Transportes Urbanos. Associação Nacional de Transportes Público. São Paulo. 1993.

LOBO, Renato. Estudos para VLT na região de Campinas serão concluídos em 2026. Via Trólebus. São Paulo. 08 janeiro 2025.

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