Histórico
Em 23 de novembro de 1990, foi iniciada a operação assistida primeiro trecho do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), com 2,1 km de extensão, no trecho entre as estações de Barão de Itapura e Aurélia, funcionando das 10h às 14h.
O projeto previa a implantação de 23 Km de novos trilhos para o VLT aproveitando o leito de linhas férreas desativadas, devendo transportar diariamente 10 mil passageiros.
Em 1993, o sistema contava com uma linha de 7,9 Km de extensão com 8 estações e frota de 3 trens, totalizando 6 carros, transportando nesse ano 1,46 milhões de passageiros.
O VLT transportava diariamente 4,45 mil passageiros, com intervalos de 492 segundos no horário de pico da manhã, 258 segundos no entre-pico e 359 no pico da tarde.
O sistema foi desativado em fevereiro de 1995, por transportar poucos passageiros, sendo considerado antieconômico.
Planos
Em 30 de setembro de 2023, o secretário de Parcerias em Investimentos do estado de São Paulo, Rafael Benini, apresentou numa entrevista os planos de implantação de novos sistemas de trens urbanos no interior do estado, a saber:
Campinas - Hortolândia - Sumaré
Bauru
Sorocaba - Alumínio
REFERÊNCIAS:
Anuário ANTP dos Transportes Urbanos. Associação Nacional de Transportes Público. São Paulo. 1993.