VLT de Bauru: conheça o projeto que usa os trilhos abandonados da cidade


28/11/2024 - Mobilidade Estadão

Por Fellipe Gualberto

Cerca de R$ 2 milhões serão usados para estudar se o modal é mesmo viável na cidade do interior paulista


Santos (SP) e Rio de Janeiro (RJ) possuem o modal
a capital paulista também tem planos de instalação
Foto Adobe Stocl


A cidade de Bauru, no interior de São Paulo, pode ganhar um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em breve. O meio de transporte, que se assemelha a um bonde, usaria trechos de linha férrea que estão abandonados desde 2001 no município, quando o último trem urbano circulou na cidade.

A Prefeitura criou um Grupo de Trabalho para analisar a viabilidade do VLT e entender se é possível reutilizar as estruturas já existentes. Este grupo deve lançar, em 2025, o edital que contratará a empresa responsável por estudar o projeto.

A cerca de 300 km de São Paulo, a cidade de Bauru possui 380 mil habitantes e conta apenas com ônibus quando o assunto é transporte público. O município obteve R$ 1,5 milhão do Governo Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para realizar os estudos preliminares a respeito do VLT. Além disso, injetou R$ 500 mil em recursos próprios.

Como será o VLT de Bauru?

De acordo com a Prefeitura, o intuito com o VLT é criar “mais alternativas de mobilidade urbana entre o Centro e outras regiões”. O plano inicial para o modal inclui um trajeto que parte da Vila Dutra, na zona oeste da cidade, e vai até o Conjunto Habitacional Octávio Rasi, no leste. A linha passaria pelo Centro, fazendo uma parada na antiga estação de trem.

“O VLT é um trem de baixa capacidade. Ele transporta uma quantidade de pessoas menor que um Metrô, por exemplo”, afirma Luís Kolle, engenheiro do Metrô e presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP).

De acordo com ele, o VLT pode ser uma boa escolha, dependendo do número de pessoas que o usarão. “O que vai determinar o modal que será usado é a demanda reprimida. Quantas pessoas que você vai precisar para pegar naquele trecho”.

Por fim, o engenheiro compara outras opções de transporte, como o BRT, sistema de ônibus em uma via exclusiva, o que garante rapidez. De acordo com ele, ônibus biarticulados poderiam transportar até 150 pessoas por veículo. O VLT, por outro lado, transporta em média 400 pessoas por carro em Santos, onde já é utilizado.

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