26/09/2024 - Mais Goiás
Por Alexandre Bittencourt
Empresa pública abriu licitação para realização de estudo de viabilidade técnica do VLT. Governo está de olho em terreno

Exemplo de VLT que seria implantado entre Luziânia e Brasília
Foto Agência Brasil
A velha promessa de se construir um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para passageiros que ligue Luziânia a Brasília acaba de dar mais alguns passos à frente.
A pedido do governo federal, a Infra S.A. (empresa pública que atua no setor de transportes) abriu licitação para realização de um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto. Além de Luziânia-Brasília, a Infra S.A. está executando o mesmo processo em outros cinco trechos estratégicos do país. A previsão é que tudo esteja concluído até o fim do ano.
Em outra frente, está aberto diálogo para que seja recuperado um terreno de 4,2 milhões de metros quadrados na região da antiga Rodoferroviária de Brasília. A rodoferroviária recebia ligações interestaduais até 2010, mas desde então está desativada. No governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o imóvel foi cedido para as Forças Armadas.
A ideia é a de que a rodoferroviária vire uma estação do VLT e que, nas redondezas, o governo do Distrito Federal construa um novo bairro.
Como será
No dia 5 de junho de 2024, aconteceu na Câmara dos Deputados uma audiência pública em que engenheiros da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) apresentaram detalhes do VLT Luziânia-Brasília.
Na época, o projeto estava orçado em torno de R$ 500 milhões. Para cada passageiro usuário do sistema, a passagem custaria R$ 6.
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