Nogueira apresenta proposta para integrar eixo ferroviário São Paulo/Campinas e criar um VLT em Ribeirão


29/08/2023 - Th Mais

Redação Ribeirão Preto

Foto Divulgação

Em recente reunião com o secretário de Estado, Rafael Benini, Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto oficializou o interesse da cidade em integrar o projeto de extensão do projeto Trem Intercidades. De acordo com Nogueira, a construção do Eixo Norte do Trem Intercidades (TIC), ligará a capital paulista à Campinas, porém se estenderá até Ribeirão Preto.

“Também levei ao secretário o pedido de colaboração para que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) realize um estudo básico para implantação de um VLT, um veículo leve sob trilhos, chamado também de metrô de superfície na cidade de Ribeirão Preto utilizando os ramais ferroviários desativados assim como a viabilidade econômica para a implantação de um veículo leve sob trilhos ou metrô de superfície na cidade. Encaminharei todas as informações para os engenheiros da CPTM”, afirmou.

Rota do TIC Eixo Norte

O edital para o edital com as regras para as empresas interessadas em participar do leilão internacional de concessão patrocinada para a construção do Eixo Norte do Trem Intercidades (TIC) foi publicado na última sexta-feira.

Serão ofertados três serviços: a linha 7 – Rubi, atualmente operada pela CPTM, que passará por uma revitalização das vias, operando entre a Barra Funda e Jundiaí. O Trem Intermetropolitano (TIM) que seguirá do município de Jundiaí com paradas nas estações em Louveira, Vinhedo e Valinhos.

E o Trem Intercidades (TIC), opção expressa, com percurso total de 96 km que terá duração de aproximadamente 1h entre a capital e Campinas. A tarifa da linha 7 não será alterada, seguindo a política tarifária do estado. Já as passagens para o trem expresso (TIC) custarão em torno de R$64,00.

Além dos benefícios na mobilidade urbana para mais de 15 milhões de pessoas em 11 munícipios, o empreendimento gerará um total de 10.552 empregos diretos, indiretos e induzidos, e contribuirá para a redução das emissões de CO2 e para a segurança viária de toda a região.