A velocidade dos trens no Brasil vai te impressionar!


10/06/2023 - Info Diretas

Por Laura Liberato

O modelo de transporte ferroviário pode ser um dos mais rápidos do mundo, chegando aos 350 km/h facilmente. Porém, a velocidade do trem pode ser afetada diretamente pelos seguintes fatores: o modelo, sua via férrea e o tipo de atendimento.

A finalidade do transporte e sua distância do destino é de suma importância para definir sua velocidade ideal. Sendo assim, é inviável um trem extremamente rápido e que cobrirá apenas a região metropolitana.

Já ocorreu um teste de velocidade em São Paulo, durante o governo Quércia (1987-1991), que alcançou velocidade de 164 km/h. Contudo, houve rompimento dos pantógrafos da locomotiva e sobrecarga de energia.

Trens mais rápidos do Brasil

Primeiramente, é importante destacar que os trens que transportam pessoas não ultrapassam os 100 km/h no Brasil. Veja agora mesmo, os 8 trens mais rápidos do país inteiro!

8° Trem Curitiba-Morretes (25 km/h)

7° Metrô Recife e VLT Rio (50 km/h)

6° VLT de Natal (60 km/h)

5° Trem Vitória-Minas e Estrada de Ferro dos Carajás (65 km/h)

4° Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo (75 km/h)

3° Linha 4-Amarela (Metrô SP); trens metropolitanos da SuperVia (RJ); monotrilho da Linha 15-Prata (SP); MetrôRio; Metrô do DF; Metrô do Recife; Metrô de BH; VLT de Santos (SP); VLT de Maceió; VLT de João Pessoa (80 km/h)

2° Metrô de São Paulo (87 km/h)

1° CPTM e Trensurb (90 km/h)

Os trens classificados em primeiro lugar dentre os mais rápidos do Brasil, CPTM e Trensurb de Porto Alegre, são os mais utilizados para viagens rápidas e que necessitam do transporte de passageiros.