Estudos de Implantação de Trem Urbano em Brasília

Histórico

Jornal do Tocantins, Maio 1982, p.1

Jornal do Tocantins, Maio 1982, p.9


Em 5 de maio de 2011, o Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, anunciou a liberação de verba de 2 milhões de reais do Ministérios dos Transportes para os estudos de implantação do serviço de trem urbano entre Brasília e a cidade de Luziânia, com cerca de 75 km de extensão, aproveitando a via férrea existente.

Em 2012, segundo estimativas, cerca de 75% da população economicamente ativa do Município de Valparaíso trabalhavam no Distrito Federal.

Em 2017, no dia 31 de maio, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que não houve interessados para fazer o estudo de viabilidade de uma linha de trem de passageiros entre Brasília e Luziânia pelo modelo Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).

Em fevereiro de 2019, o cronograma de início dos testes da primeira composição é adiado de fevereiro para abril, em função de falta de verba do Governo Federal, que abandona o projeto. O Governo do Distrito Federal assume o custo de 3,4 milhões de reais para o período de 6 meses de testes. Inicialmente era prevista a realização de apenas uma viagem/dia por sentido com passageiros, a primeira, pela manhã, no sentido Brasília, e a segunda, pela tarde, no sentido Valparaíso.



REFERÊNCIAS:

Governo Federal investirá R$ 2 milhões em linha férrea entre DF e GO. Correio Braziliense. Brasília. 07 maio 2011.

Brasília receberá ferrovia até Luziânia, Webtranspo.  16 maio 2011.

Ferrovia do Entorno pode ser adaptada para passageiros.  G1. 03 janeiro 2012.

Trem de Brasília a Luziânia sem interessados. Agência Infra. 31 maio 2017.

Página lançada em 8 de janeiro de 2019.