Histórico
Em 1992, é contratada uma empresa para a modernização de 4 carros.
Em 1996, é iniciado processo licitatório para recuperação de 7 carros de passageiros, são reformadas 3 estações na Linha Leste e é concluído o projeto executivo da estação Bom Pastor.
Em 30 de setembro de 1997, conclusão do estudo para o planejamento integrado do desenvolvimento dos transportes nas cidades de Natal, João Pessoa e Maceió, realizados com recursos doados por uma instituição japonesa.
Em 1998, construção da estação Lagoa Grande.
Em 2000, recuperação parcial das locomotivas 6001 e 6018.
Trem Urbano em 2004
Extensão Total 56,2 km
Número de Estações 20
Média Passageiros / dia 8.400
Intervalo Mínimo 95 minutos
Locomotivas 3
Carros 20
Fonte: Site CBTU junho/2005
Em 2009, os trens da CBTU eram atrativos em função da baixa tarifa, de apenas 50 centavos de real. Circulavam com grandes intervalos sem superlotação.
Em agosto de 2021, o sistema de trem urbano em Natal, com linhas nos municípios de Natal, Ceará-Mirim, Extremoz e Parnamirim, transportava cerca de 11 mil passageiros diariamente.
Em 6 de setembro de 2021, são iniciadas as obras de construção da Linha Roxa do Trem Urbano de Natal, com cerca de 4 Km de extensão e 3 novas estações: BR-101 Norte, Guararapes e Vicunha. O sistema passará então a contar com 26 paradas.
REFERÊNCIAS:
Governo Federal inicia obras do trecho ferroviário da Linha Roxa da Grande Natal. Site Barra. 6 setembro 2021.