São Salvador

Trem entra em operação com capacidade para 600 pessoas

31/3/2008 - Correio da Bahia

Camila Vieira

A comunidade do subúrbio ferroviário ganhou mais um trem. Com capacidade para transportar 600 pessoas por viagem, o novo equipamento reformado começou a operar ontem. A cerimônia de entrega, na Estação da Calçada, contou com a presença do prefeito João Henrique. O reforço aumenta a frota para três veículos novos e outros quatro mais antigos, que, segundo a prefeitura, também serão reformados pela Companhia de Transporte de Salvador (CTS) ainda neste semestre. O investimento global é de aproximadamente R$60 milhões, com execução até junho de 2009.

Hoje, a ferrovia é utilizada diariamente por cerca de 15 mil pessoas. O sistema dispõe de estações nos bairros de Lobato, Coutos, Itacaranha, Periperi, Escada, Praia Grande, Plataforma, Santa Luzia, além de Paripe e Calçada. Satisfeita, Helenita Moreira, 51 anos, moradora de Paripe, no subúrbio ferroviário, comemorava a entrega do equipamento. “O trem é muito bom para nós. Eu pego ele todos os dias para vir trabalhar. Agora com a chegada desse aí, vai ficar ainda melhor”, brincou a empregada doméstica.

Durante o discurso, o prefeito João Henrique comentou sobre a importância do meio de transporte para a população do subúrbio. “Tem muita gente que depende da estação ferroviária para chegar ao local de trabalho. É mais do que justo oferecer a essas pessoas um serviço digno”, afirmou. A tarifa do trem é de R$0,50, de segunda a sábado e aos domingos o transporte é gratuito.

Antes de entrar em operação, o trem passou por uma série de avaliações técnicas e testes em tráfego. Construído em 1958, o veículo foi equipado com um novo sistema de tração, freios, rodas, portas elétricas, compressor, além de receber pintura e bancos novos. Da sua estrutura original foram mantidos o chassi e trucks (peça estrutural). “Operamos a semana toda e está tudo bem”, garantiu Coelho, descartando qualquer possibilidade de problemas mecânicos.

Reforma - Durante o ato, o gestor público e o secretário dos Transportes e Infraestrutura do município, Pedro Dantas, assinaram a autorização para o início do processo licitatório para reforma dos trens climatizados. O diretor de operação e manutenção da CTS, Sérgio Coelho, explicou que a incorporação de mais um trem “amarelinho” permitirá à empresa dar sequência ao programa de modernização da frota. De acordo com a Secretaria Municipal dos Transportes e Infra-estrutura, os três “amarelinhos” vão ganhar sistema climatizado.

Já a Estação de Paripe, agora conta com sanitários públicos, bilheteria, bicicletário e sistema de catracas eletrônicas. Segundo a prefeitura, as melhorias da frota e na estação integram o projeto de revitalização do transporte ferroviário, que também contempla obras na via férrea (troca de trilhos e dormentes, sistema de drenagem), na Ponte São João (substituição da estrutura metálica), modernização na subestação de energia de Lobato e implantação de uma estação de transbordo na Calçada.