Natal

Companhia Brasileira de Trens Urbanos -CBTU

Histórico

Em 1988, foi criada a Superintendência de Trens Urbanos de Natal.

Em 1996, é iniciado o processo licitatório para recuperação de 7 carros de passageiros. Também são entregues 3 estações reformadas na Linha Leste, sendo  concluído o projeto  civil da estação Bom Pastor.

No dia 30 de setembro de 1997, são concluídos os  estudos para o planejamento integrado do desenvolvimento dos transportes nas cidades de Natal, João Pessoa e Maceió, realizados com recursos doados por uma instituição japonesa.

Em 1998, é construída a estação Lagoa Grande. Devido às chuvas, o sistema de trem urbano foi paralisado entre agosto e setembro.

Em 200, são recuperadas parcialmente as  locomotivas 6001 e 6018.


Trem Urbano de Natal em 2004

Extensão Total: 56,2 km
Linha Norte: Natal - Ceará Mirim, com 13 estações e 38,5 km
Linha Sul: Natal - Parnamirim, com 10 estações e 17,7 km
Número de Estações: 20
Média Passageiros / dia: 8.400
Intervalo Mínimo: 95 minutos
Locomotivas: 3
Carros: 20

Fonte: Site CBTU junho/2005


Em 2009, os trens da CBTU são atrativos em função da baixa tarifa, de apenas 50 centavos de real. Circulam com grandes intervalos e não operam com superlotação. O trem também atende a estação rodoviária e as proximidades do aeroporto.

Em dezembro de 2010, o trem urbano de Natal contava com 56,2 km de linhas não eletrificadas, 22 estações operacionais, 4 locomotivas e 20 carros de passageiros, transportando uma média de 6,8 mil passageiros/dia, operando com intervalo mínimo de 95 minutos.

No dia 2 de dezembro de 2014, inauguração do serviço de VLT, inicialmente com duas composições na Linha Sul, até Parnamirim.

Em 2017 o sistema de trem urbano, transportando cerca de 12 mil passageiros/dia, contava com 56,2 km de extensão, sendo 38,5 km na Linha Norte (Natal - Ceará Mirim), com 13 estações e 17,7 km na Linha Sul (Natal - Parnamirim), com 10 estações.

Página lançada em 2010.