quarta-feira, 21 de outubro de 2015

VLT vai ser expandido a Jaraguá em até oito meses, anuncia CBTU

19/10/2015 - Gazetaweb - Maceió/AL

Novo presidente nacional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o alagoano Marco Fireman anunciou, durante entrevista coletiva, na manhã desta segunda-feira (19), que a expansão do trajeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Centro para o bairro de Jaraguá, em Maceió, será implantada em até oito meses. Fireman tomou posse na semana passada na autarquia por indicação do PP. 

À imprensa, o presidente também adiantou que o próximo passo seria levar o VLT até o Maceió Shopping, um projeto que vai depender de incentivos do próprio Governo Federal. Por enquanto, a ideia é expandir este meio de transporte para a área mais central de Maceió. ?Para Alagoas, minhas metas iniciais são justamente incentivar os projetos de implantação do VLT até o Jaraguá e, posteriormente, levá-lo até Mangabeiras?, revela. 

Sobre a intenção de implantar o VLT do Centro até a parte alta da cidade, passando pelas avenidas Fernandes Lima, no Farol, e Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins, Fireman explicou que o projeto necessita de investimento muito alto e que a crise econômica impede que a ideia seja colocada em prática em prazo curto na capital. 

?Enquanto não acontecer o equilíbrio nas contas públicas, vamos ter dificuldades para fazer novos investimentos. Por isso, já que estamos na fase de apresentação de emendas ao orçamento da União para 2016 vou aproveitar e convocar todos os parlamentares dos estados em que a CBTU opera para tentar colocar recursos e obras dentro do Programa de Aceleração do Crescimento [PAC]. A principal finalidade é tentar obter estes recursos para expandir a CBTU?, informa. 

O novo presidente considera ser um momento delicado para assumir a empresa, mas que o Governo Federal tem um papel fundamental para garantir a qualidade do meio de transporte de massa, como trens, metrôs e VLTs, considerados fundamentais diante do grande aglomerado urbano. 

?Em Alagoas, o Governo Federal aplica 95% do valor da passagem para o VLT, subsídio importante para manter o baixo custo da passagem. A expansão da malha ferroviária é cara, demandando investimento alto. Por isso, não descarta-se a possibilidade de o valor da tarifa subir, mas ainda é um pensamento a ser discutido internamente?, reforça. 

Marcelo de Aguiar Gomes, Superintendente da Cbtu em Alagoas

O superintendente da CBTU em Alagoas, Marcelo de Aguiar Gomes, divulgou que as obras de melhorias do trecho Maceió-Lourenço de Albuquerque (Rio Largo) têm três anos para conclusão. No momento, técnicos trabalham na remodelagem da linha na altura de Satuba. 

*Estagiário, sob a supervisão da editoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário