Transporte ferroviário será testado por duas semanas

15/10/2015 - Engeplus Telecom

Trem com capacidade para 200 passageiros transportará estudantes. Será testado, a partir da próxima segunda-feira, o transporte ferroviário para levar estudantes de Içara até as universidades de Criciúma. O trem, com cinco vagões e capacidade para 40 passageiros em cada, totalizando 200 lugares, funcionará por duas semanas, de segunda-feira a sexta-feira, até o fim deste mês.

O trajeto de dez quilômetros deverá ser percorrido em cerca de 35 minutos, com o trem trafegando em uma velocidade média de 30 km/h. O embarque dos estudantes acontecerá nas proximidades da rodoviária de Içara e o desembarque em uma plataforma ao lado da Satc. 

Neste projeto experimental, a saída em Içara acontecerá por volta das 18h10min e o retorno depois das 22h15min, com horário ainda a ser definido. Neste primeiro momento, o transporte será exclusivo para estudantes, mas a intenção é expandir o projeto para o transporte de passageiros. 

“A ideia é chamar a atenção do Governo Federal, principalmente da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) para permitir a concessão do transporte de passageiros. Porque não faz sentido nós ficarmos estrangulados na SC-445, tendo essa ferrovia para ligar Içara a Criciúma. Ela fica em um ponto estratégico, é de fácil acesso aos passageiros nos dois municípios”, ressalta o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon.